Por Joaquim Alvarenga Neto (Professor da YCON)
Você já para parou para pensar sobre quais as principais diferenças entre grandes e pequenos escritórios de arquitetura?
Segundo os especialistas, a grande diferença está na organização. Ou seja, vai além da informalidade, do quadro de funcionários ou do volume e tamanho dos projetos.
Organização se refere às estruturas formais de planejamento e gestão que terão efeitos diretos e indiretos na qualidade dos projetos produzidos pelo escritório, e consequentemente no sucesso deste no mercado.
Apesar de parecer óbvio, o mercado brasileiro carece de escritórios com essa visão. A maioria dos profissionais entrevistados em pesquisa caracteriza os processos de planejamento e gestão como secundários, e travas para o processo criativo.
Cabe destacar, também, que a escola forma o profissional com uma visão estática, compartimentalizada, do processo de projeto, não abordando a visão dinâmica, sistêmica, do mesmo.
Isso gera uma série de problemas para o mercado que absorve profissionais com dificuldades de compatibilizarem seus projetos com as várias exigências da cadeia em que estão inseridos.
Essa questão está dentre as mais importantes tendências do setor, seja para pequenos escritórios que queiram crescer ou para escritórios que precisam formar coordenadores e gerentes de projetos. “O profissional técnico tem que ter visão de gestão”.
Para suprir essa exigência na formação do profissional, é que desenvolvi o curso de “Gestão da Qualidade em Escritórios de Projetos”.
O objetivo do curso é ajudar o profissional da área a gerir seus projetos, desenvolver a qualidade dos seus serviços, administrar a relação com seus clientes internos e externos, e formar a visão interdisciplinar sobre gestão de projetos.
O curso utiliza os conceitos desenvolvidos pelo PMI/PMBOK, sobre gestão de projetos, adaptados a realidade dos escritórios de arquitetura – sendo um curso prático, com uso de técnicas, exercícios e dinâmicas aplicadas ao dia a dia dos profissionais.
Com a realização do curso os profissionais trabalham e desenvolvem a visão do gestor de projetos, percebem as dificuldades encontradas no processo e como resolvê-las, e também, aprendem como controlar os principais aspectos de qualidade avaliados no projeto de arquitetura pelos clientes contratantes.
Um curso bastante útil para todos os profissionais que desejam avançar em suas carreiras ou expandir suas atividades.