Por Yopanan C. P. Rebello (Professor da YCON)
“Entender o comportamento físico e só depois calculá-lo”. Este é o lema do engenheiro Yopanan C. P. Rebello, com 35 anos de experiência acadêmica e coordenador pedagógico do curso “A Concepção Estrutural e a Arquitetura” que, em breve, será oferecido pela YCON na modalidade EAD.
No lugar da metodologia tradicional de ensino, que utiliza o cálculo como ferramenta de projeto, Yopanan faz a demonstração dos fenômenos estruturais usando modelos qualitativos. A proposta, desenvolvida na sua dissertação de mestrado na FAU/USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), estabelece relações entre problemas estruturais e arquitetônicos. “Números, só depois de se entender o fenômeno; e, para entendê-lo, é preciso muitos ensaios em modelos”, ensina o professor.
A idéia de ministrar aulas sobre o tema estruturas e tantos outros abordados em seus cursos surgiu quando Yopanan percebeu que, embora trabalhem com os mesmo objetos – construções –, as áreas de engenharia e arquitetura quase se ignoram. “O ensino nas escolas de engenharia dá pouca importância à arquitetura e vice-versa”, conta.
A YCON está promovendo com exclusividade, em uma moderna plataforma de ensino EAD, o curso à distância “A Concepção Estrutural e a Arquitetura” com o Eng. Dr. Yopanan C. P. Rebello, autor de livros, professor e entusiasta das questões que envolvem a engenharia estrutural e sua relação com a arquitetura.
Neste curso inédito, o participante terá a oportunidade de aprender sobre os principais elementos estruturais e suas interfaces, de uma forma agradável e didática. Serão abordados conceitos importantes sobre o comportamento de diversas tipologias estruturais e sua aplicação na arquitetura.
Este conhecimento proporcionará ao aluno maior segurança na tomada de decisões nos projetos de arquitetura, estrutura e na execução de obras, capacitando-o a escolher, em função do projeto arquitetônico, as soluções estruturais e os materiais mais indicados, seja do ponto de vista técnico ou econômico.
Durante as aulas, o aluno terá acesso a diversos vídeos de ensaios com modelos miniaturizados de estruturas. Esta metodologia inovadora baseada na utilização de modelos possibilitará ao aluno visualizar e entender, de maneira lúdica, o comportamento de diversos elementos estruturais ao serem submetidos a esforços.