Objetivo
O curso tem por objetivo divulgar a Metodologia do Maffei de Gestão Empreendedora do Escritório, para dar ao profissional de projeto uma sólida formação em práticas de gestão na prestação de serviços de arquitetura, engenharia e design de interiores, aplicando os conhecimentos práticos de como: Atuar no mercado de trabalho para ter maior rentabilidade; elaborar proposta de preço do projeto com base nos custos do escritório, para todos os serviços; desenvolver “produtos” (tipos de serviços) que podem ser elaborados e vendidos pelo escritório, para aumentar a participação no mercado, e a rentabilidade do escritório; gerir os prazos e custos do projeto. E muitos outros.
Conteúdo Programático
Escopo do Serviço, Custos do Escritório e Preço do Projeto
– A importância do marketing nos escritórios de projeto; – A adaptação da proposta ao mercado;
– Os “produtos” que o escritório deve ter; – Definir o escopo do serviço (planos, projetos, consultorias, e outros) a ser oferecido ao cliente, que atenda ao escritório e ao cliente;
– Quantificar o serviço – Orçar os custos diretos para executar o projeto ou serviço, e os custos indiretos do escritório;
– Orçar o preço do serviço (honorários) – adequado ao mercado e rentável para o escritório;
– Exercícios e exemplos de aplicação da metodologia em propostas técnicas e de preço para projetos e serviços.
Gestão Empreendedora do Escritório de Projeto
– O profissional de projeto como um empreendedor;
– O escritório como um negócio profissional;
– Conceitos de gestão voltada para o escritório de projeto;
– Analisar o mercado e acessar novos clientes e nichos de mercado;
– Ampliar as áreas de atuação do escritório;
– Ganhar novos clientes;
– Negociar com o cliente para atender o cliente e o escritório;
– Adaptar a proposta ‘as condições de mercado para ganhar sempre;
– Redigir a proposta tecnicamente adequada ao escritório e ao cliente;
– Utilizar técnicas de orçamento voltadas para cada tipo de serviço;
– Conseguir mais contratos para o escritório, aplicando técnicas de comercialização
– Fazer a Gestão dos projetos, serviços, e do escritório utilizando procedimentos e instrumentos específicos para projetos;
– Implantar no escritório um sistema de coordenação de projeto e controles gerenciais;
– Controles das atividades de projeto.
Docente
Prof. Dr. Arq. Walter Maffei
ARQUITETO COM VASTA EXPERIÊNCIA NA ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS
• Arquiteto, Executante e Gerente de Projetos, Gerente de Obras, e Professor Universitário• Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie – S.Paulo;
• Doutor e Mestre em Arquitetura e Gerenciamento pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU USP – 1989 e 1983.
Atividades Docentes em Universidades e de Cursos de Extensão Profissional:
• Professor titular de Projeto dos Cursos de Arquitetura e de Engenharia Civil da Universidade São Judas SP – 1992 a 2010;
• Professor titular de Projeto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhembi Morumbí SP – 1997 a 2016;
• Professor dos Cursos de Extensão de Gerenciamento & Marketing de Projeto: da FUPAM (FAU USP); AEA Academia de Engenharia e Arquietura; Consultre; Câmara de Arquitetos SP; Ycon SP; Spazio Idea PR; IABs, Sindicatos e Associações de Arquitetos e Engenheiros; e CREAs; e empresas e órgãos públicos em diversas cidades;
Atividades Profissionais:
– Escritório de Arquitetura e Gerenciamento Ubirajara Ribeiro & Walter Maffei Arquitetos de 1965 a 1973.
– Montreal Engenharia S.A. – IESA Internacional de Eng. S.A. – De 1973 a 1998 – atuando em elaboração e gerenciamento de grandes e complexos projetos de arquitetura, gerenciamento de obras e montagens, para o setor público e privado.
– Escritório Maffei Arquitetura e Gerenciamento – de 1998 ao presente.
Executou e gerenciou os seguintes projetos principais:
• Venceu o Concurso de Ideias do Plano Piloto do Aeroporto Internacional de São Paulo / Guarulhos (Cumbica), e elaborou: o Plano Diretor e o Anteprojeto do mesmo aeroporto para a COPASP / MAER / INFRAERO.
• Estudo preliminar do 3º terminal de passageiros em 1998; INFRAERO.
• Gerenciamento do PDDT Plano Diretor de Desenvolvimento dos Transportes do Estado de São Paulo; e Gerenciamento do Plano Nacional de Vias Navegáveis Interiores;
• Autor de 48 projetos industriais;
• Projetos de estações e terminais para o Metrô de São Paulo e para o Trem Metropolitano da CPTM;
• 108 projetos de edifícios para diversos fins: escolas, residências, escritórios, e outros;
• 14 projetos de arquitetura e urbanização de pontes, viadutos e elevados.
• Projetos e execuções de arte aplicada e design – painéis murais, esculturas, stands, e design gráfico.
Data
25 e 26 de novembro de 2022
Sexta-feira, das 19h às 23h
Sábado, das 9h às 18h
Carga Horária
12 horas
Local
YCON Formação Continuada
Rua Fidalga, 27 – Vila Madalena
São Paulo-SP
Vagas disponibilizadas
15 vagas
Esse número informa a quantidade de vagas no lançamento da turma
que tende a diminuir conforme a data do curso se aproxima.
Investimento
R$ 550 à vista
Condição especial de pagamento:
– valor à vista em até 6x sem juros
– ou em até 18x com juros de 2,99% a.m.
Descontos Especiais
10% de desconto: Profissionais em grupo de duas pessoas.
20% de desconto: Estudantes de Graduação e Professores.
20% de desconto: Associados IABsp.
Os descontos acima não são cumulativos e aplicam-se
tanto ao preço à vista como às parcelas.
Consulte desconto para grupos de três ou mais pessoas.
Concedemos descontos para inscrição em mais de um curso.
Solicite um orçamento.
Incluso no valor da inscrição
1) Material didático completo
2) Emissão e entrega de certificado
3) Serviço de coffee-break
Formas de Pagamento
Transferência bancária, cartão de crédito e boleto bancário.
Informações
Tel./WhatsApp: (11) 95651-1608
E-mail: cursos@ycon.com.br