Justificativa
Criado em 2009 pelo Governo Federal, o Minha Casa Minha Vida (MCMV) é um programa habitacional voltado a financiar imóveis a pessoas de baixa renda com condições acessíveis de pagamento e juros mais baixos, de modo a não comprometer o orçamento mensal das famílias.
Para tanto, tornava-se necessário o aumento da produção de moradias – o que justificava o financiamento à construção civil habitacional, através de linha de crédito para empreendimentos imobiliários.
Contexto
O momento atual, de retomada de crescimento econômico, considera fundamental que o mercado seja capaz de realizar empreendimentos habitacionais com boa localização e aprovação junto aos órgãos públicos, com o necessário registro de incorporação em Cartório.
Esta situação aponta para a necessidade política de formulação de projetos arquitetônicos de qualidade – nas dimensões, características e custos, preferencialmente próximos ao sistema de transporte público.
Assim este curso proporá, a estudantes e profissionais de incorporação e da construção civil, oferecer os conhecimentos para a inserção técnica que o momento nos apresenta.
Ementa
A capacitação de quadros técnicos envolvidos no processo de elaboração e realização de empreendimentos neste Programa passa pelas questões de:
– Verificação de aptidão da empresa incorporadora/construtora para ter acesso a financiamentos [gerenciamento de risco de crédito]
– Verificação das características legais, cartorárias e de valor, relativas ao terreno objeto do empreendimento
– Verificação da compatibilidade do terreno à finalidade do padrão e valor do empreendimento
– Verificação das condições de infraestrutura e proximidade de comércio e equipamentos públicos
– Verificação das caraterísticas mercadológicas de demanda por moradia, em cada região
– Verificação das dimensões dos imóveis a serem produzidos
– Faixas de renda
– Limites de preços dos imóveis
O projeto do empreendimento proposto deve ser apresentado ao agente financeiro [Caixa] para análise e comprovação de viabilidade.
Docente
Pascoal M C Guglielmi
Arquiteto, urbanista e planejador, formado em 1976 pela FAU Mackenzie, com especialização em Políticas Habitacionais pela Architectural Association de Londres e mestrado em Administração Pública e Planejamento Urbano pela Getúlio Vargas.
Trabalhou de 1980 a 1984 no Banco Nacional da Habitação e, como responsável pela TECTON e membro do Instituto CIDADE, desenvolve projetos habitacionais e urbanísticos para esferas de governo estadual e municipais, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro, com destaque para suas participações nas Bienais de Veneza de 2002 e de São Paulo de 2003.
Atua em projetos habitacionais e urbanísticos para esferas de governo estadual e municipal, com destaque para a elaboração de diversos projetos de regularização fundiária e de urbanização de favelas para a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbanístico do Estado de São Paulo – CDHU, para a Prefeitura de São Paulo no Programa Guarapiranga, Prefeitura do Rio de Janeiro no Programa Favela-Bairro e Prefeitura de Santo André.
Credenciado pelo Ministério das Cidades, tem realizado atividades de planejamento urbano para diversas prefeituras, tendo coordenado a elaboração dos Planos Diretores da Subprefeitura do Butantã, Franco da Rocha, Ourinhos, Cocal do Sul e Orleans, além do Plano da Região Metropolitana de Manaus.
Coordenou a elaboração dos Planos Habitacionais de Vassouras, Pindamonhangaba, Limeira e Mogi Mirim. Desenvolveu o Plano de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Panambi e participa da elaboração do Plano de Transporte sobre Trilhos do Distrito Federal.
Desempenhou 15 anos de atividades docentes em Planejamento Urbano nas universidades Mackenzie, Belas Artes, São Judas e Cruzeiro do Sul.
João Carlos Custódio
Engenheiro civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo,1973;
Consultor Econômico pelo Centro de Produtividade Do Brasil – CPB, 1976;
Representante do Instituto de Engenharia junto à Vice-presidência de Assuntos Legislativos e Urbanismo Metropolitano – VPALUM e da Vice-Presidência de Habitação Econômica da SECOVI – VPHE;
Foi membro das Comissões de Certificação de Sistemas da Qualidade das Certificadoras: Fundação Vanzolini e União Certificadora – UCIEE.
Atividades Principais:
Gerente de Produção e Coordenador de Projetos Multidisciplinares MAUBERTEC Engenharia e Projetos Ltda – 1974 A 1982;
Sócio-diretor e responsável técnico ENGELUX Comercial e Construtora Ltda; Diretor de Operações PAEZ DE LIMA Construções Ltda;
Publicação: Manual Técnico de Construções Escolares da CONESP/SP.
Data
13 e 14 de dezembro de 2024
Sexta-feira, das 19h às 23h
Sábado, das 9h às 18h
Carga horária
12 horas
Local
YCON – Formação Continuada
Rua Fidalga, 27 – Vila Madalena
São Paulo – SP
Vagas disponibilizadas
15 vagas
Esse número informa a quantidade de vagas no lançamento da turma
que tende a diminuir conforme a data do curso se aproxima.
Investimento
R$ 650 à vista
Condição especial de pagamento:
– valor à vista em até 6x sem juros
– ou em até 18x com juros de 2,99% a.m.
Descontos Especiais
10% de desconto: Profissionais em grupo de duas pessoas.
20% de desconto: Estudantes de Graduação e Professores.
Os descontos acima não são cumulativos e aplicam-se
tanto ao preço à vista como às parcelas.
Consulte desconto para grupos de três ou mais pessoas.
Concedemos descontos para inscrição em mais de um curso.
Solicite um orçamento.
Incluso no valor da inscrição
1) Material didático completo
2) Emissão e entrega de certificado
3) Serviço de coffee-break
Formas de Pagamento
Transferência bancária, cartão de crédito e boleto bancário.
Informações
Tel./WhatsApp: (11) 95651-1608
E-mail: cursos@ycon.com.br