Plano Diretor e Zoneamento de São Paulo (Curso Presencial)

Objetivo
Embasar o participante de conhecimentos sobre Planejamento Urbano com base no Estatuto da Cidade, Plano Diretor e Zoneamento do município de São Paulo, visando-se o projeto e execução de empreendimentos em conformidade com a legislação vigente.

Conteúdo Programático
A partir do Estatuto da Cidade de 2011, a elaboração de Plano Diretor passa a ser obrigatória para municípios com mais de 20.000 habitantes, integrantes de regiões metropolitanas, localizados em áreas de turismo ou integrantes de empreendimentos de impacto regional.

Planejar o desenvolvimento passa a ser considerado necessário em toda a extensão territorial do município, cabendo ainda que a elaboração dos planos conte com ampla participação da população.

A complexa condição da cidade de São Paulo, com mais de 11 milhões de habitantes, extensão territorial 1.521 km2 e estruturadora da região metropolitana de mesmo nome – contendo 39 municípios com alta concentração de atividades de comércio, indústria e serviços.

Vale lembrar as multivariadas situações sociais e econômicas, bem como as discrepâncias na concentração da oferta de empregos em relação à localização das moradias populares – gerando amplos deslocamentos pendulares diários. O impacto desta mobilidade é a demanda de expressivos investimentos em sistema viário e transporte público.

Quanto ao meio ambiente, há que se contrapor a necessidade de preservação da flora e fauna em contraposição à gigantesca poluição gerada pela atividade industrial e pelo expressivo fluxo de veículos privados – que também respondem pelos amplos e frequentes congestionamentos.

Premissas de planejamento urbano colocam foco no desenvolvimento econômico, na agenda ambiental, nas dinâmicas metropolitanas, na produção habitacional, na mobilidade urbana e na socialização dos ganhos de produção. A estas premissas vale acrescentar a melhoria da qualidade de vida nos bairros e a valorização das iniciativas culturais e de preservação de patrimônio.

Os ODSs – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – que são metas de caráter mundial, vem fornecer um expressivo roteiro de direcionamento urbanístico e investimento público.

O Plano Diretor, para disciplinar o uso e a ocupação do solo, não pode prescindir de uma efetiva lei de Zoneamento. E é, na tentativa de entender e avaliar essa dupla legislação, que apresentamos este compreensivo curso. Venha participar.

Público-alvo
Arquitetos, engenheiros, estudantes dessas áreas, proprietários, possuidores, locatários, investidores, visando compreensão do conjunto das leis e de conhecer as limitações do imóvel objeto da incorporação.

Docente
Pascoal M C Guglielmi
Arquiteto, urbanista e planejador urbano, formado em 1976 pela FAU Mackenzie, com especialização em Políticas Habitacionais pela Architectural Association de Londres e mestrado em Administração Pública e Planejamento Urbano pela Getúlio Vargas; com 15 anos de atividades docentes em Planejamento Urbano nas Universidades Mackenzie, Belas Artes, São Judas e Cruzeiro do Sul. Trabalhou de 1980 a 1984 no Banco Nacional da Habitação e participou das Bienais de Arquitetura Veneza – 2002 e São Paulo – 2003.

Credenciado pelo Ministério das Cidades, realiza atividades de planejamento urbano para diversas prefeituras, tendo coordenado a elaboração dos Planos Diretores de Butantã, Franco da Rocha, Ourinhos, Cocal do Sul, Orleans, Siderópolis e Treviso. Coordenou ainda os Planos Habitacionais de Pindamonhangaba, Limeira, Mogi Mirim, Tietê, Roseira, Vassouras e Ilhabela e o Plano de Mobilidade Urbana de Panambi/RS.

Conduziu a elaboração do Plano Diretor da Região Metropolitana de Manaus e do Plano Diretor de Transporte sobre Trilhos do Distrito Federal.

Atua em projetos habitacionais e urbanísticos para esferas de governo estadual e municipal, com destaque para a elaboração de diversos Projetos Habitacionais para a CDHU-SP e de Urbanização de Favelas nos Programas Guarapiranga de São Paulo e Favela-Bairro do Rio de Janeiro, com destaque para a Urbanização da Favela Pintassilgo em Santo André e do Complexo de Favelas Apurá em São Paulo.

Desempenhou 15 anos de atividades docentes em Planejamento Urbano nas universidades Mackenzie, Belas Artes, São Judas e Cruzeiro do Sul. Ministra cursos de formação continuada no Ycon desde 2006. Docente do curso de Plano Diretor na Ycon.

Data
23 de novembro de 2024
Sábado, das 9h às 18h

Carga Horária
08 horas

Local
YCON – Formação Continuada
Rua Fidalga, 27 – Vila Madalena
São Paulo – SP

Vagas disponibilizadas
15 vagas

Esse número informa a quantidade de vagas no lançamento da turma
que tende a diminuir conforme a data do curso se aproxima.

Investimento
R$ 350 à vista

Condição especial de pagamento:
– valor à vista em até 6x sem juros
– ou em até 18x com juros de 2,99% a.m.

Descontos Especiais
10% de desconto: Profissionais em grupo de duas pessoas.
20% de desconto: Estudantes de Graduação e Professores.
20% de desconto: Associados IABsp.

Os descontos acima não são cumulativos e aplicam-se
tanto ao preço à vista como às parcelas.

Consulte desconto para grupos de três ou mais pessoas.

Concedemos descontos para inscrição em mais de um curso.
Solicite um orçamento.

Incluso no valor da inscrição
1) Material didático completo
2) Emissão e entrega de certificado
3) Serviço de coffee-break

Formas de Pagamento
Transferência bancária, cartão de crédito e boleto bancário.

Informações
Tel./WhatsApp: (11) 95651-1608
E-mail: cursos@ycon.com.br

Categorias de cursos

Compartilhe:

Sugira um curso

Não encontrou o curso que procurava? Envie sua sugestão!

Vantagens de estudar com a Ycon

Preencha o formulário abaixo para efetuar sua pré-inscrição e aguarde nosso e-mail com as instruções de pagamento para confirmar sua inscrição e garantir sua vaga.

• Na hipótese de quorum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor ou outros imprevistos, a YCON cancelará o curso programado.
• Em caso de cancelamento, A YCON avisará com antecedência todos os inscritos (através de e-mail) e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição.
• O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 7 (sete) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
• Visando melhor atender seus alunos, para cancelamentos solicitados fora deste prazo ou em caso de ausência do aluno não haverá a devolução dos valores pagos.
• Recomendamos que o inscrito entre em contato para confirmar a realização do curso agendado, especialmente antes de se programar, em caso de viagens.