Escritórios de Projeto: Comercialização, Orçamento do Preço do Projeto e Gestão (Curso Presencial)

UMA METODOLOGIA COMPLETA COM TUDO PARA ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO MERCADO DE TRABALHO DE PROJETOS.

Cresça no mercado de projetos e serviços de arquitetura, engenharia ou design de interiores, utilizando a Metodologia do Maffei, que vem sendo aplicada e ministrada pelo profissional há mais de 30 anos na elaboração e gestão de projetos grandes, médios e pequenos, com excelentes resultados.

Objetivo
O curso tem por objetivo divulgar a Metodologia do Maffei, para dar ao profissional de projeto uma sólida formação em práticas de gestão empreendedora do escritório de projetos e prestação de serviços de arquitetura, engenharia e design de interiores, aplicando os conhecimentos práticos de como:  Ganhar mais mercado; comercializar serviços; elaborar proposta de preço do projeto com base nos custos do escritório, para todos os tipos de serviços; gerir o escritório a partir de um Plano de Negócio Profissional.

Conteúdo Programático 

Empreendedorismo, Mercado de Trabalho e Comercialização de Projetos e Serviços
– A importância de ser um empreendedor profissional;
– Conseguir mais contratos para o escritório, aplicando técnicas de comercialização;
– Analisar o mercado e acessar novos clientes e nichos de mercado;
– Ampliar as áreas de atuação do escritório;
– Ganhar novos clientes;
– Negociar com o cliente para atender o cliente e o escritório;
– Adaptar a proposta ás condições de mercado para ganhar sempre;
– Redigir a proposta tecnicamente adequada ao escritório e ao cliente;
– Utilizar técnicas de orçamento voltadas para cada tipo de serviço;
– Conseguir contratos de projetos e serviços que o escritório não tenha experiência anterior;
– Aplicar modelos de propostas e contratos adequados a cada projeto ou serviço;
– Conseguir contratos para diferentes projetos e serviços em um cliente que já esteja instalado e operando;

Orçamento do Preço do Projeto ou Serviço
– Definir o escopo do serviço (planos, projetos, consultorias, e outros) a ser oferecido ao cliente, que atenda ao escritório e ao cliente;
– Quantificar o serviço – prever quantos desenhos, especificações, memórias de cálculo, levantamentos de informações, e outros serviços, serão executados no futuro quando o cliente contratar o escritório;
– Orçar os custos diretos para executar o projeto ou serviço, e os custos indiretos do escritório;
– Orçar o preço do serviço (honorários) – adequado ao mercado e rentável para o escritório.
– Exemplos de aplicação da metodologia em propostas técnicas e de preço para projetos e serviços.

 Gestão do escritório e do Projeto ou Serviço
– Fazer a Gestão dos projetos, serviços, e do escritório, a partir dos parâmetros definidos na fase de preparação da proposta de preço do projeto ou serviço, para ganhar dinheiro sempre, por menor ou mais complexo que seja o cliente ou o serviço;
– Implantar no escritório um sistema de coordenação de projeto e controles gerenciais;
– Controlar as horas de trabalho;
– Sistema de contas internas;
– Progresso físico do projeto;
– Outros controles.

Metodologia
Aulas presenciais expositivas. Utilizam-se: apostila, projeção slides em PowerPoint com os resumos dos conteúdos analisados, e informações complementares no quadro branco.

Docente
Prof. Dr. Arq. Walter Maffei

ARQUITETO COM VASTA EXPERIÊNCIA NA ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS

• Arquiteto, Executante e Gerente de Projetos, Gerente de Obras, e Professor Universitário• Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie – S.Paulo;
• Doutor e Mestre em Arquitetura e Gerenciamento pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU USP – 1989 e 1983.

Atividades Docentes em Universidades e de Cursos de Extensão Profissional:
• Professor titular de Projeto dos Cursos de Arquitetura e de Engenharia Civil da Universidade São Judas SP – 1992 a 2010;
• Professor titular de Projeto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhembi Morumbí SP – 1997 a 2016;
• Professor dos Cursos de Extensão de Gerenciamento & Marketing de Projeto: da FUPAM (FAU USP); AEA Academia de Engenharia e Arquietura; Consultre; Câmara de Arquitetos SP; Ycon SP; Spazio Idea PR; IABs, Sindicatos e Associações de Arquitetos e Engenheiros; e CREAs; e empresas e órgãos públicos em diversas cidades;

Atividades Profissionais:
– Escritório de Arquitetura e Gerenciamento Ubirajara Ribeiro & Walter Maffei Arquitetos de 1965 a 1973.
– Montreal Engenharia S.A. – IESA Internacional de Eng. S.A. – De 1973 a 1998 – atuando em elaboração e gerenciamento de grandes e complexos projetos de arquitetura, gerenciamento de obras e montagens, para o setor público e privado.
– Escritório Maffei Arquitetura e Gerenciamento – de 1998 ao presente.

Executou e gerenciou os seguintes projetos principais:
• Venceu o Concurso de Ideias do Plano Piloto do Aeroporto Internacional de São Paulo / Guarulhos (Cumbica), e elaborou: o Plano Diretor e o Anteprojeto do mesmo aeroporto para a COPASP / MAER / INFRAERO.
• Estudo preliminar do 3º terminal de passageiros em 1998; INFRAERO.
• Gerenciamento do PDDT Plano Diretor de Desenvolvimento dos Transportes do Estado de São Paulo; e Gerenciamento do Plano Nacional de Vias Navegáveis Interiores;
• Autor de 48 projetos industriais;
• Projetos de estações e terminais para o Metrô de São Paulo e para o Trem Metropolitano da CPTM;
• 108 projetos de edifícios para diversos fins: escolas, residências, escritórios, e outros;
• 14 projetos de arquitetura e urbanização de pontes, viadutos e elevados.
• Projetos e execuções de arte aplicada e design – painéis murais, esculturas, stands, e design gráfico.

Data
A definir

Carga Horária
12 horas

Local
YCON – Formação Continuada
Rua Fidalga, 27 – Vila Madalena
São Paulo – SP

Vagas disponibilizadas
15 vagas

Esse número informa a quantidade de vagas no lançamento da turma
que tende a diminuir conforme a data do curso se aproxima.

Investimento
R$ 650 à vista

Condição especial de pagamento:
– valor à vista em até 6x sem juros
– ou em até 18x com juros de 2,99% a.m.

Descontos Especiais
10% de desconto: Profissionais em grupo de duas pessoas.
20% de desconto: Estudantes de Graduação e Professores.

Os descontos acima não são cumulativos e aplicam-se
tanto ao preço à vista como às parcelas.

Consulte desconto para grupos de três ou mais pessoas.

Concedemos descontos para inscrição em mais de um curso.
Solicite um orçamento.

Incluso no valor da inscrição
1) Material didático completo;
2) Serviço de coffee-breaks;
3) Emissão de certificados.

Formas de Pagamento
Depósito/transferência bancária, cartão de crédito/débito, boleto bancário e cheque.

Informações
Tel./WhatsApp: (11) 95651-1608
E-mail: cursos@ycon.com.br

Categorias de cursos

Compartilhe:

Sugira um curso

Não encontrou o curso que procurava? Envie sua sugestão!

Vantagens de estudar com a Ycon

Preencha o formulário abaixo para efetuar sua pré-inscrição e aguarde nosso e-mail com as instruções de pagamento para confirmar sua inscrição e garantir sua vaga.

• Na hipótese de quorum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor ou outros imprevistos, a YCON cancelará o curso programado.
• Em caso de cancelamento, A YCON avisará com antecedência todos os inscritos (através de e-mail) e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição.
• O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 7 (sete) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
• Visando melhor atender seus alunos, para cancelamentos solicitados fora deste prazo ou em caso de ausência do aluno não haverá a devolução dos valores pagos.
• Recomendamos que o inscrito entre em contato para confirmar a realização do curso agendado, especialmente antes de se programar, em caso de viagens.