A Crise Climática está impactando nossas vidas agora.
A crise ambiental global apresenta desafios urgentes e interconectados. Eventos como secas severas, inundações devastadoras, vendavais e tsunamis têm se intensificado. Além disso, incêndios florestais de grande escala comprometem ecossistemas essenciais, enquanto a elevação do nível do mar coloca regiões costeiras em risco.
Os ecossistemas brasileiros, como a Floresta Amazônica, o Pantanal, os Cerrados e a Mata Atlântica, enfrentam pressões crescentes devido às forças naturais e, principalmente, às atividades humanas.
A crise climática resulta da intensificação do aquecimento global, impulsionado pela degradação ambiental associada às atividades humanas. O aumento do efeito estufa é uma consequência direta desse processo.
Com o avanço da industrialização e a expansão do capitalismo, a emissão de dióxido de carbono (CO2) cresceu exponencialmente, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis, agravando a poluição atmosférica e hídrica. Além disso, a expansão da agropecuária, com desmatamentos para a criação de pastagens,
Consequências alarmantes incluem:
– Derretimento de calotas polares;
– Elevação do nível do mar;
– Eventos climáticos extremos, como furacões e enchentes;
– Perdas significativas na biodiversidade e na produção agrícola.
As populações mais vulneráveis são as mais atingidas. Para mitigar essa crise, é indispensável reduzir as emissões de carbono, adotar energias renováveis, conservar florestas e promover práticas sustentáveis. Embora acordos internacionais, como o Acordo de Paris, sejam passos importantes, ações locais e nacionais, tanto individuais quanto coletivas, são essenciais.
Entendendo a Crise Climática e buscando Soluções Sustentáveis
Qualquer empreendimento sustentável deve atender aos seguintes pilares:
- Respeito ao meio ambiente;
- Viabilidade econômica;
- Justiça social;
- Valorização da diversidade cultural.
A chave para isto é a sustentabilidade, que se refere à capacidade de atender as necessidades presentes sem comprometer as gerações futuras.
Saiba como agir e contribuir para a transformação global ao tratarmos de tópicos como:
- Transição justa no Brasil
- Diagnóstico e tendências da mudança de clima
- Governança climática nacional e internacional
Políticas públicas para a mudança do clima e suas interações com as cidades e justiça climática
Estrutura do Curso
Este curso é especialmente voltado para arquitetos, engenheiros, funcionários municipais, ambientalistas, incorporadores e estudantes que desejam fazer a diferença.
O curso está dividido em dois módulos principais:
- Soluções e estratégias para enfrentamento Discussão sobre medidas individuais, coletivas, empresariais e governamentais, com foco em caminhos para proteger o planeta e garantir o bem-estar das futuras gerações.
- Causas e consequências da crise climática Análise das origens e responsabilidades, bem como identificação de possibilidades de mitigação.
Docente
Pascoal M C Guglielmi
Arquiteto, urbanista e planejador urbano, formado em 1976 pela FAU Mackenzie, com especialização em Políticas Habitacionais pela Architectural Association de Londres e mestrado em Administração Pública e Planejamento Urbano pela Getúlio Vargas; com 15 anos de atividades docentes em Planejamento Urbano nas Universidades Mackenzie, Belas Artes, São Judas e Cruzeiro do Sul. Trabalhou de 1980 a 1984 no Banco Nacional da Habitação e participou das Bienais de Arquitetura Veneza – 2002 e São Paulo – 2003.
Credenciado pelo Ministério das Cidades, realiza atividades de planejamento urbano para diversas prefeituras, tendo coordenado a elaboração dos Planos Diretores de Butantã, Franco da Rocha, Ourinhos, Cocal do Sul, Orleans, Siderópolis e Treviso. Coordenou ainda os Planos Habitacionais de Pindamonhangaba, Limeira, Mogi Mirim, Tietê, Roseira, Vassouras e Ilhabela e o Plano de Mobilidade Urbana de Panambi/RS.
Conduziu a elaboração do Plano Diretor da Região Metropolitana de Manaus e do Plano Diretor de Transporte sobre Trilhos do Distrito Federal.
Atua em projetos habitacionais e urbanísticos para esferas de governo estadual e municipal, com destaque para a elaboração de diversos Projetos Habitacionais para a CDHU-SP e de Urbanização de Favelas nos Programas Guarapiranga de São Paulo e Favela-Bairro do Rio de Janeiro, com destaque para a Urbanização da Favela Pintassilgo em Santo André e do Complexo de Favelas Apurá em São Paulo.
Desempenhou 15 anos de atividades docentes em Planejamento Urbano nas universidades Mackenzie, Belas Artes, São Judas e Cruzeiro do Sul. Ministra cursos de formação continuada no Ycon desde 2006. Docente do curso de Plano Diretor na Ycon.
Data
28 de junho de 2025
Sábado, das 9h às 18h
Carga Horária
08 horas
Local
YCON – Formação Continuada
Rua Fidalga, 27 – Vila Madalena
São Paulo – SP
Vagas disponibilizadas
15 vagas
Esse número informa a quantidade de vagas no lançamento da turma
que tende a diminuir conforme a data do curso se aproxima.
Investimento
R$ 350 à vista
Condição especial de pagamento:
– valor à vista em até 6x sem juros
– ou em até 18x com juros de 2,99% a.m.
Descontos Especiais
10% de desconto: Profissionais em grupo de duas pessoas.
20% de desconto: Estudantes de Graduação e Professores.
20% de desconto: Associados IABsp.
Os descontos acima não são cumulativos e aplicam-se
tanto ao preço à vista como às parcelas.
Consulte desconto para grupos de três ou mais pessoas.
Concedemos descontos para inscrição em mais de um curso.
Solicite um orçamento.
Incluso no valor da inscrição
1) Material didático completo
2) Emissão e entrega de certificado
3) Serviço de coffee-break
Formas de Pagamento
Transferência bancária, cartão de crédito e boleto bancário.
Informações
Tel./WhatsApp: (11) 95651-1608
E-mail: cursos@ycon.com.br