Objetivo
Apresentar conceitos fundamentais do conforto visual vinculadas ao espaço arquitetônico interno e externo a fim de evitar o ofuscamento e sua avaliação.
Conteúdo Programático
Fundamentação Teórica: Iluminação
Ofuscamento
Ofuscamento: o que é e seus diferentes tipos;
Ofuscamento e Materiais de fachada;
Ofuscamento e Fachadas – estudo de caso;
Ofuscamento e Poluição Luminosa;
Normatizações do ofuscamento;
Aplicabilidade e evolução dos índices e métodos de avaliação do ofuscamento;
Ferramentas e softwares de simulação e avaliação do ofuscamento urbano.
Metodologia
A metodologia do curso privilegia a prática associada a uma sólida base conceitual, favorecendo a interação e troca de experiências entre alunos e professor.
O curso ocorrerá na modalidade online (ao vivo), podendo ser acompanhado pelo notebook, tablet ou seu celular. O curso é dinâmico e interativo, suas dúvidas poderão ser esclarecidas durante a transmissão do curso como ocorre na modalidade presencial.
Docente
Taísa Pavani
Mestra pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – FAU-USP (2024) na área de Tecnologia da Arquitetura, arquiteta graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2013) com a vivência acadêmica e profissional, possui uma base teórica e prática.
Cofundadora do escritório Pavani.AE Arquitetura & Projeto @pavaniaec, atua na gestão e elaboração de Projetos Executivos, assim como na especificação de materiais, acabamentos, definição de técnicas e metodologias e aprovação de projeto junto aos Órgãos Públicos. Fiscalização da execução de obras e serviços e desenvolvimento de estudos de viabilidade e memoriais.
Participou de eventos a convite como palestrante na Comissão Internacional de Iluminação (Commission internationale de l’éclairage) – CIE Israel, Illuminating Engineering Society – IES, Sociedade Brasileira de Luz e iluminação, Centro Universitário UNICURITIBA, IAA (American Institute of Architects) de São Diego, Faculdade Estácio de Carapicuíba e Dark Sky Association Basil entre outros. Desenvolveu em conjunto artigos internacionais e nacional publicados em Israel no jornal local da CIE, em Copenhagem no Symposio da IOP Science Conference e na revista Gestão & Tecnologia de Projetos.
Data
31 de maio de 2025
Sábado, das 9h às 18h
Carga Horária
08 horas
Local
Online via plataforma de ensino a distância.
Investimento
R$ 550 à vista
Condição especial de pagamento:
– valor à vista em até 6x sem juros
– ou em até 18x com juros de 2,99% a.m.
Descontos Especiais
10% de desconto: Profissionais em grupo de duas pessoas.
20% de desconto: Estudantes de Graduação e Professores.
Os descontos acima não são cumulativos e aplicam-se
tanto ao preço à vista como às parcelas.
Consulte desconto para grupos de três ou mais pessoas.
Concedemos descontos para inscrição em mais de um curso.
Solicite um orçamento.
Incluso no valor da inscrição
1) Material didático completo em formato digital;
2) Emissão de certificado em formato digital.
Formas de Pagamento
Transferência bancária, cartão de crédito e boleto bancário.
Informações
Tel./WhatsApp: (11) 95651-1608
E-mail: cursos@ycon.com.br