Avaliação de Imóveis Urbanos com uso de Inferência Estatística (Curso Online ao Vivo)

Este curso qualifica o profissional a realizar avaliação de imóveis utilizando inferência estatística, o certificando para participar dos Editais de credenciamento em bancos públicos que exigem o curso de inferência estatística com 20 horas de duração como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES.

Resumo
Este curso visa apresentar os principais conceitos da engenharia de avaliações com foco em imóveis urbanos e na aplicação do método comparativo direto com tratamento científico (inferência estatística) em conformidade com as normas da ABNT NBR 14.653-1 e 2. Aborda também os requisitos de enquadramento para os graus de fundamentação e precisão e, apresenta exemplos práticos.

Objetivos
O curso tem por objetivo apresentar os conceitos básicos e noções gerais sobre a engenharia de avaliações seguindo os preceitos da ABNT NBR 14653-1; Promover o entendimento básico de modelos de regressão linear múltipla, aplicados para a avaliação de imóveis; Compreender os procedimentos para a montagem de um laudo de avalição de imóvel por inferência estatística; Apresentar exemplos práticos.

Conteúdo Programático

Parte 1:
Introdução a Engenharia de Avaliações:
A Norma de avaliação – ABNT NBR 14653
Conceitos Básicos nas avaliações
Métodos de Avaliação, principais características e aplicações
Etapas da Avaliação

Parte 2:
Vistoria
Pesquisa de Mercado
Variáveis, principais variáveis e como interpretá-las
Regressão Linear
Exercícios (MS Excel®)
Roteiro SISDEA® – Passo 1

Parte 03:
Estatística Descritiva
Teste de Hipótese
Intervalo de Confiança
Exercícios (MS Excel®)
Roteiro SISDEA® – Passo 2

Parte 04:
Especificação do Laudo (Fundamentação e Precisão)
Exercícios Práticos
Roteiro SISDEA® – Passo 3

Parte 05:
O Laudo de Avaliação
Exercícios
Apresentação de modelos de Laudo

Público-alvo
Engenheiros, arquitetos, estudantes de engenharia e arquitetura que desejam ingressar na área de engenharia de avaliações, não sendo necessário conhecimentos prévios para o curso.

Importante
O aluno deverá utilizar nas aulas seu notebook com o software SISDEA instalado. No site da desenvolvedora Pelli Sistemas o aluno poderá baixar uma versão demonstrativa. Em 02 dias antes do curso serão enviados as instruções para o download do programa.

Docente
Leonardo Macedo Esteves, engenheiro civil (UNICAMP 2013); Especialista em avaliações e pericias de engenharia (Mackenzie 2021); Mestrando em Tecnologia da Habitação pelo IPT (Instituto de Pesquisas e Tecnologias); Sócio fundador da Esteves Engenharia e sócio da Graco Engenharia; Ampla experiencia como perito e engenheiro avaliador; Filiado ao IBAPE (Instituo Brasileiro de Avaliações e Pericias); Prêmio de menção honrosa pelo trabalho: Dedução do Fator Distância ao Metrô para Avaliações Imobiliárias de Apartamentos em São Paulo, COBREAP 2021; Diplomado em diversos cursos de extensão na área de engenharia diagnóstica e avaliações imobiliárias.

Data
01, 03, 08, 10 e 15 de abril de 2025
Terças e quintas-feiras, das 19h às 23h

Carga Horária
20 horas

Local
Online via plataforma de ensino a distância.

Investimento
R$ 750 à vista

Condição especial de pagamento:
– valor à vista em até 6x sem juros
– ou em até 18x com juros de 2,99% a.m.

Incluso no valor da inscrição
1) Material didático completo em formato digital;
2) Emissão de certificado em formato digital.

Formas de Pagamento
Transferência bancária, cartão de crédito e boleto bancário.

Informações
Tel./WhatsApp: (11) 95651-1608
E-mail: cursos@ycon.com.br

Categorias de cursos

Compartilhe:

Sugira um curso

Não encontrou o curso que procurava? Envie sua sugestão!

Vantagens de estudar com a Ycon

Preencha o formulário abaixo para efetuar sua pré-inscrição e aguarde nosso e-mail com as instruções de pagamento para confirmar sua inscrição e garantir sua vaga.

• Na hipótese de quorum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor ou outros imprevistos, a YCON cancelará o curso programado.
• Em caso de cancelamento, A YCON avisará com antecedência todos os inscritos (através de e-mail) e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição.
• O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 7 (sete) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
• Visando melhor atender seus alunos, para cancelamentos solicitados fora deste prazo ou em caso de ausência do aluno não haverá a devolução dos valores pagos.
• Recomendamos que o inscrito entre em contato para confirmar a realização do curso agendado, especialmente antes de se programar, em caso de viagens.