Aprendendo o Processo Criativo para Projetar Obras Arquitetônicas (Online ao Vivo)

“Você não pode esgotar a sua criatividade. Quanto mais você a usa, mais criatividade você terá.”
Maya Angelou

Objetivo
Este curso tem como objetivo fundamental, ensinar o Processo Criativo para projetar obras arquitetônicas, ou seja, oferecer a oportunidade para que o aluno crie um método de trabalho para o desenvolvimento de ideias seja qual for o nível de complexidade do projeto arquitetônico.

Justificativa
Pensar a obra arquitetônica pressupõe levar em consideração aspectos humanos, filosóficos, ecológicos, tecnológicos, econômicos, históricos e geográficos. Nesse sentido, o curso dá a devida ênfase à conceituação como o diferencial fundamental da boa arquitetura e como faísca indutora do processo criativo. O aluno é levado a pensar a obra arquitetônica como resultado de um conceito físico (síntese) ou expressão formal, mas que atenda às necessidades particulares e imediatas de um indivíduo e/ou grupo, bem como, os aspectos técnico-funcionais (quantitativos) como os estético-formais (qualitativos).

Ao contrário do que se imagina, o talento não se desenvolve de maneira autônoma. Ele precisa ser alimentado, mesmo no caso das mentes mais criativas. Como está dito na citação, a criatividade precisa ser praticada para que ela se desenvolva. Teoria e prática se retroalimentam.

O projeto de Arquitetura é, grosso modo, o cumprimento de protocolos. Este curso ensina quais são esses protocolos; como cumpri-los e a encadeá-los de maneira a alcançar ideias criativas e originais.

Metodologia
O curso ocorrerá na modalidade online (ao vivo), podendo ser acompanhado pelo notebook, tablet ou seu celular. O curso é dinâmico e interativo, suas dúvidas poderão ser esclarecidas durante a transmissão do curso como ocorre na modalidade presencial.

Conteúdo Programático

Aula 1
– O primeiro protocolo: o Brain Storm, ou seja, a criação de conceitos baseados no tema abordado no projeto arquitetônico. Exemplo a ser usado: a casa, que é o tema do exercício principal a ser oferecido.
– Definição de Arquiteto criativo.
– A importância das culturas geral e arquitetônica na fomentação da criatividade.
– A pertinência e aplicação da pesquisa como protocolo a ser cumprido paralelamente ao primeiro.
– Considerando os Protocolos que devem ser cumpridos em paralelo ao primeiro: o entendimento do local onde a obra arquitetônica se insere: clima, visuais, contexto urbano.
– Apresentação de Estudos de Caso, como exemplificação de conceitos aplicados por Arquitetos no Brasil e no mundo.
– Primeiro Exercício: Entre cinco e dez minutos, os alunos deverão realizar o Brain Storm para formular conceitos sobre o tema principal do curso: a casa.
– Avaliação (Orientação a partir do que foi produzido) dos resultados pelo instrutor caso a caso ou que cada aluno produziu.
– Considerações finais e orientações para atividades a serem feitas até a aula seguinte
– Encerramento da aula, dirimindo dúvidas.

Aula 2
– Revisão do Brain Storm caso a caso, aluno a aluno, de acordo com as orientações oferecidas na aula anterior.
– A definição do Programa de Necessidades e sua relação com o Organograma e com a definição da área quadrada da construção.
– A definição de Fluxograma e sua influência tanto na aplicação do conceito como na definição do partido arquitetônico.
– O lançamento do Partido Arquitetônico pelo método das manchas.
– Definição de Eixo Ordenador e sua relação com o Fluxograma.
– Estudos de casos
– Instrução para o exercício principal: dado um terreno, os alunos, partindo dos conceitos formulados, do Programa de Necessidades, do Fluxograma determinado, deverão apresentar o partido arquitetônico em manchas e em estudo volumétrico (Fases anterior ao Estudo Preliminar).
– Encerramento da aula, dirimindo dúvidas.

Aula 3
– Dia dedicado ao desenvolvimento da ideia de acordo com as instruções oferecidas na última aula. Sendo assim, neste dia não há o encontro virtual do professor com os alunos. Contudo, os alunos poderão se comunicar com o instrutor via e-mail.

Aula 4
– A definição de Organograma e sua influência na definição do partido arquitetônico em obras de complexidade média e grande em temas que lidam sobretudo com demandas de organizações coorporativas.
– Definição da técnica de Cheios e Vazios aplicada à análise da planta-baixa.
– Avaliação das propostas caso a caso, aluno a aluno.
– Apresentação das propostas do Professor para o exercício principal.
– Encerramento da aula, dirimindo dúvidas.

Docente
Francisco de Assis Lauande Júnior
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Com curso de pós-graduação em sistemas Industrializados de construção pela Universidade Metropolitana de Tóquiio Mestre em Teoria, História, e Crítica pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Brasília.

Data
17, 19, 24 e 26 de agosto de 2021
Terças e quintas-feiras, das 19h às 20h30

Carga Horária
06 horas

Local
Online via plataforma de ensino a distância.

Investimento
R$ 290 à vista

Condição especial de pagamento:
– valor à vista em até 6x sem juros
– ou em até 18x com juros de 2,99% a.m.

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tanto ao preço à vista como às parcelas.

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2) Emissão de certificado em formato digital.

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Informações
Tel./WhatsApp: (11) 95651-1608
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