Objetivo
Ensinar aos alunos um cálculo completo de uma tesoura em madeira, detalhando suas ligações com diversas opções, além de apresentar a madeira como alternativa viável de uso pra grandes estruturas no Brasil.
Conteúdo Programático
• Histórico das Estruturas de madeira, Vantagens e desvantagens do uso da madeira em relação à outros tipos de sistemas, sistemas estruturais em madeira, propriedades típicas do material;
• Cargas sobre a estrutura, tensões características de cálculo, classificação das madeiras, escolha da espécie correta. Condições de dimensionamento;
• Introdução às ligações de peças estruturais. Ligações com pregos, ligações com colas, ligações com pinos/barras, ligações com parafusos, ligações com cavilhas, ligações com conectores de anéis metálicos, ligações com entalhes e encaixes;
• Estudo de caso – Tesoura de 25m de vão livre;
• Ligações da tesoura à compressão;
• Ligações da tesoura a tração I – Barras metálicas e parafusos + chapas metálicas;
• Ligações da tesoura à tração II – Cavilhas e tacos de madeira (ligações só com madeira);
• Ligação da tesoura à tração III – Pregos, colas e entalhes;
• Ligação da tesoura à tração IV – Anéis metálicos e outros tipos;
• Estudo de caso – Pórtico – Ligação à momento e ligação à corte (cisalhamento);
• Ligações estruturais de peças compostas – Vigas duplas, vigas “T”, vigas “I”, vigas caixão e outras;
• Dúvidas e curiosidades sobre as estruturas em madeira.
Metodologia
A metodologia do curso privilegia a prática associada a uma sólida base conceitual, favorecendo a interação e troca de experiências entre alunos e professor.
O curso ocorrerá na modalidade online (ao vivo), podendo ser acompanhado pelo notebook, tablet ou seu celular. O curso é dinâmico e interativo, suas dúvidas poderão ser esclarecidas durante a transmissão do curso como ocorre na modalidade presencial.
Docente
Mateus Sousa Costa .
Engenheiro Civil, Projetista no setor de Engenharia do Grupo Construcap CCPS Engenharia e Comércio S/A. Na Construcap, aplica sua formação em Engenharia Civil pela UniCEUB e especializações em Estruturas e Automação de Processos Industriais para entregar projetos detalhados e estruturas inovadoras. O time, com seu apoio, atua na vanguarda das soluções sustentáveis, sempre visando a otimização de processos e a minimização dos impactos ambientais. Com certificações em softwares de ponta para análise estrutural, destaca-se no campo pela execução precisa e adaptação de projetos. Seu compromisso se estende ao avanço da engenharia, com participações em publicações científicas que exploram a sustentabilidade no uso de materiais, como o agregado reciclado em concreto, reforçando seu engajamento com práticas construtivas responsáveis.
Público-alvo
Engenheiros, Arquitetos, Técnicos de Edificações, estudantes e afins.
Data
04, 05 e 06 de junho de 2025
Quarta, quinta e sexta-feira, das 19h às 23h
Carga Horária
12 horas
Local
Online via plataforma de ensino a distância.
Investimento
R$ 550 à vista
Condição especial de pagamento:
– valor à vista em até 6x sem juros
– ou em até 18x com juros de 2,99% a.m.
Descontos Especiais
10% de desconto: Profissionais em grupo de duas pessoas.
20% de desconto: Estudantes de Graduação e Professores.
Os descontos acima não são cumulativos e aplicam-se
tanto ao preço à vista como às parcelas.
Consulte desconto para grupos de três ou mais pessoas.
Concedemos descontos para inscrição em mais de um curso.
Solicite um orçamento.
Incluso no valor da inscrição
1) Material didático completo em formato digital;
2) Emissão de certificado em formato digital.
Formas de Pagamento
Transferência bancária, cartão de crédito e boleto bancário.
Informações
Tel./WhatsApp: (11) 95651-1608
E-mail: cursos@ycon.com.br