O Bom Resultado da Obra só Depende da Nossa Ação Gerencial

Por Walter Maffei (Professor da YCON)

O mercado de construção e montagem está em contínuo crescimento, e o nicho mercadológico de gerenciamento de obra é dentre os segmentos das atribuições profissionais do arquiteto, do engenheiro, do agrônomo e do geólogo, definidas pelo CREA, o que mais tem absorvido profissionais nos últimos anos, porque pode ser aplicado tanto pelo lado da firma construtora, montadora, ou instaladora, quanto pelo lado do contratante da obra.

Para que uma obra possa ser considerada pelo contratante como executada com sucesso é necessário que tenha atendido perfeitamente às suas necessidades quanto à qualidade estabelecida no projeto, que tenha sido executada dentro do valor do contrato, que tenha sido entregue no prazo, e que tenha sido executada sem acidentes.
E para a firma construtora, montadora, ou instaladora responsável pelo contrato de execução da obra, ter sido executada com sucesso significa que a obra atendeu às necessidades do cliente, deixando-o satisfeito, que conseguiu executar com a qualidade estabelecida no projeto, e sem acidentes, porque estas são condições fundamentais para a manutenção da sua imagem; e que a firma no final tenha obtido a margem prevista (lucro previsto) quando orçou a obra na fase de contratação.

Deve-se considerar que os interesses comerciais são legítimos porque atende às necessidades de cada um. O contratante quando exige o cumprimento do prazo e do valor contratual está zelando pelos seus interesses, e pelo cumprimento de um compromisso assumido com a direção e os acionistas da sua instituição, ou com a sua instituição e com os cidadãos que pagam seus impostos, quando for uma empresa ou órgão governamental. A firma contratada que é uma firma que tem que apresentar o maior lucro possível aos seus sócios, quando pleiteia serviços adicionais aos valores contratuais da obra, está procurando aumentar o seu faturamento e o volume de negócios.

Como conciliar interesses comerciais antagônicos? Como obter os resultados desejados tanto pelo contratante quanto pela firma contratada?

Deve-se adotar uma metodologia para gerenciamento da obra contendo procedimentos e instrumentos gerenciais, com base em números, com quantidades, valores, prazos, e outros, bem detalhados para cada parte de cada serviço a ser executado. A mesma metodologia deve ser aplicada tanto pelo contratante, através do gerente da obra do contratante, quanto pela firma contratada para executar a obra, através do seu gerente na obra. Não há como conciliar interesses comerciais opostos. Cada um deverá utilizar a metodologia de gerenciamento como instrumento para que o contrato seja rigorosamente cumprido, e para defender os seus interesses comerciais, utilizando ambos a mesma metodologia.

O gerenciamento é um instrumento muito útil para a fiscalização da obra porque é exercido através de uma metodologia integral que permite que os gerentes da obra do contratante e da firma contratada planejem, programem, organizem, dirijam e controlem a obra utilizando os procedimentos gerenciais específicos para cada fase, trabalhando em conjunto, para tomar as providências antes do início de cada atividade ou tarefa, durante a execução controlando o processo de produção, e após a sua conclusão.

O mercado de trabalho de gerenciamento de obra é um mercado excelente e está crescendo significativamente, incluindo o gerenciamento por parte do contratante da obra. É um enorme nicho mercadológico também para os escritórios de profissionais que atuam na elaboração de projetos e prestação de serviços, os quais podem passar a gerenciar por parte do contratante, as obras para as quais elaboraram os projetos. Atualmente a maioria das empresas dos setores imobiliário, industrial, comercial e de prestação de serviços contratam gerenciamento de obra.

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