Como Identificar e Proceder Diante das Patologias nas Construções

Por Ercio Thomaz (Professor da YCON)

Significativo número de edifícios tem hoje problemas relacionados a desempenho insatisfatório, seja por sua resposta global ou por algum problema localizado. As patologias nas construções, como são conhecidas, merecem análise metódica individualizada.

As obras de construção civil, após concluídas, devem atender às utilizações e exigências para que foram projetadas. O suporte das cargas impostas no projeto, mais as propriedades dos materiais de construção, devem ser sempre avaliados, pois a construção pode ao longo do tempo apresentar sérios problemas de manutenção. Inspecionar, avaliar e diagnosticar as patologias das construções são tarefas que devem ser realizadas sistemática e periodicamente, de modo que os resultados e as ações de manutenção cumpram efetivamente a reabilitação da construção sempre que esta for necessária.

As patologias mais frequentes em uma construção são: umidade, fissuras, vazamentos de tubulações e de revestimentos, e corrosão de armaduras em peças de concreto armado. Dentre as principais causas há falhas de projeto e de execução, desconhecimento de processos degenerativos, desconsideração ou subestimação da ação de agentes deletérios, incompatibilidades físicas e químicas, justaposição de materiais com diferentes propriedades físicas, além de outros agentes causadores, como a poluição, radiação solar, temperaturas externas e atmosfera marinha.

Neste cenário de muitas possibilidades, como identificar uma patologia? No caso dos edifícios que apresentam problemas patológicos, é proposto um procedimento de atuação. Este procedimento consiste:

·        Levantamento do maior número possível de subsídios para o entendimento do problema por meio de vistoria do local, do histórico do edifício e do resultado de exames complementares;

·        Diagnóstico da situação, ou seja, entendimento completo dos fenômenos ocorridos;

·        Definição da conduta a partir da escolha da alternativa de intervenção mais conveniente.

O estudo das patologias abre um cenário de oportunidades para profissionais da Construção Civil se aprofundarem no assunto e se tornarem especialistas diante de um mercado com poucos profissionais.

Conheça o Curso de Patologias das Construções