Por Márcio Silva Côrrea (Professor da YCON)
O sistema construtivo em alvenaria estrutural tem experimentado um grande impulso no mercado da construção civil brasileira, desde a sua aplicação pioneira nos anos 70. Recente pesquisa realizada pela Comunidade da Construção mostrou que, dentre as duzentas construtoras acompanhadas ao longo de três anos em todo o país, mais de 20% delas utilizavam este sistema construtivo. Outro dado relevante dessa pesquisa é que, dentre as construtoras que estavam investindo em alguma inovação em seus processos construtivos, mais da metade envolvia a utilização da alvenaria estrutural de blocos cerâmicos e de concreto.
Algumas vantagens desse tipo de construção são: redução do custo, em comparação com outros sistemas construtivos tradicionais, facilidade de racionalização do processo, limpeza no canteiro de obras, adequação do sistema a segmentos sociais mais amplos, modernização de toda a cadeia produtiva, dentre outros.
Um outro estudo realizado por engenheiros que trabalham no segmento da construção mostra que o uso da alvenaria estrutural pode reduzir os custos em até 30% para edifícios de 4 pisos e 15% para os edifícios de 20 pisos, em comparação com o sistema tradicional viga/pilar em concreto. Isto está relacionado principalmente à redução de resíduos, bem como à diminuição do uso de madeira no canteiro de obras.
Para o profissional que atua nesse segmento, as oportunidades são enormes, uma vez que a demanda é muito grande por profissionais, tais como: arquitetos, engenheiros projetistas de estruturas e engenheiros de obra. Esses profissionais, se conhecerem o sistema construtivo tem um trunfo nas mãos, quando buscam emprego em escritórios de projeto e construtoras.
Hoje, após 40 anos de utilização da alvenaria estrutural no Brasil, pode-se dizer que o sistema atingiu a sua maturidade, estando perfeitamente consolidado como um dos mais importantes dentro do cenário da construção civil brasileira.
Conheça o Curso de Projeto Estrutural de Edifícios de Alvenaria