Objetivo e Justificativa
Atualmente a ACESSIBILIDADE e o DESENHO UNIVERSAL, segundo a legislação, devem fazer parte do desenvolvimento de qualquer projeto arquitetônico. De fato, não se discute mais a sua importância e necessidade, seja pela força da legislação vigente ou pela conscientização de profissionais e do público em geral. Mas, apesar desse novo panorama, no Brasil e no mundo, poucos são os profissionais que realmente estão aptos a entender a acessibilidade em sua plenitude.
Ainda há passos largos a serem caminhados para a completa inserção de todos os públicos nos projetos de arquitetura, com base no Desenho Universal. Por isso, se torna necessário ter um profissional que compreenda o que é promover a acessibilidade e a aplicação das leis e das normas técnicas da ABNT.
O curso tem como objetivo preparar os profissionais das áreas de projetos, construções e gestão pública sobre a realização de vistoria e elaboração de laudo observando as leis e normas de acessibilidade.
Neste treinamento o aluno receberá uma introdução sobre as normas e leis de acessibilidade e será orientado para os pontos mais relevantes da concepção de laudo técnico para apresentar as condições de acessibilidade dos espaços construídos.
Porque este curso é importante:
A aplicação do curso pode ser muito direta para profissionais dos setores públicos (Prefeitura, Ministério Público etc) envolvidos em fiscalização. Mas será de grande aplicação para qualquer profissional ligado a requalificação do espaço. A vistoria compõe a etapa inicial para conhecer os problemas de acessibilidade de um espaço construído e o laudo a ferramenta para apresentar ao cliente as necessidades de adaptação que irão compor qualquer projeto de reforma.
Conteúdo Programático
Introdução: neste módulo o participante terá o primeiro contato com os principais conceitos que norteiam o tema, como Acessibilidade e Desenho Universal. Importante também conhecer o público que irão atender e suas demandas, respeitando as terminologias atuais e escolhidas pelo próprio público.
Base legal: apresentação das principais leis e normas que vão ser a base da elaboração do laudo.
Via pública e Edificações: principais pontos das normas e leis para equalizar o debate da aula. Características de calçadas, acessos de veículos, acessos de pedestres, circulação, escadas, rampas, elevadores, sanitários, mobiliários e sinalização tátil.
Vistoria técnica: equipamentos e recursos, elementos de suporte para verificação e apontamentos. Técnicas de levantamento de dados e registro.
Laudo técnico: Apresentação da estrutura de laudo e forma de conteúdo.
Exercício: avaliar um local existente e identificar quais pontos apresentam problemas em relação ao atendimento das leis e normas técnicas. O resultado é apresentado em um documento técnico embasado que pode ser utilizado tanto em atividades de fiscalização quanto para apoio ao início de projetos de adaptação.
Temas abordados:
– Conceito de Desenho Universal;
– Quem são as pessoas com deficiência;
– Terminologias;
– Conhecendo as legislações e normas existentes;
– Calçada/área externa;
– Acesso de veículos;
– Acesso à edificação;
– Circulação horizontal;
– Circulação vertical;
– Estacionamento;
– Sanitários e vestiários;
– Sinalização;
– Vistoria e laudo técnico.
Metodologia
A metodologia do curso de Vistoria e Laudo de Acessibilidade privilegia a prática associada a uma sólida base conceitual, favorecendo a interação e troca de experiências entre alunos e professor.
Público Alvo
– Arquitetos e Urbanistas
– Engenheiros
– Paisagistas
– Tecnólogos
– Designers e Designers de Interiores
– Demais áreas da construção civil
– Estudantes
– Profissionais ligados às administrações publicas – Federais, Estaduais e Municipais
Docente
Elisa Prado
Arquiteta e Urbanista, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pós-graduada em Tecnologia de Edificações para Engenheiros e Arquitetos pela POLI-USP, e Mestra pela FAU-USP com o tema “Acessibilidade nos bens culturais imóveis”. De 2007 a 2012 trabalhou com a Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura de São Paulo (SMPED/CPA) ministrando cursos sobre o tema, avaliando projetos de adequação à acessibilidade e realizando vistorias técnicas. Professora do Instituto Mauá no curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica em Diversidade e Inclusão. Representante do Instituto de Arquitetos de Brasil (IAB) na CPA. Como especialista em acessibilidade, seu objetivo é garantir a plena acessibilidade nos espaços edificados. Principais clientes: Odebrecht, Tecnisa, Rossi, Eztec, Tarjab, Hochtief do Brasil, Esser. Obras de destaque: Aeroporto Internacional de Guarulhos, Arena Pernambuco para a Copa, Museu da Língua Portuguesa, Edifício comercial da BR Petrobrás, Edifício comercial da L´Óreal Brasil, EZ Mark e Ez Towers, Plaza Shopping Jacareí, Expansão do Mooca Plaza Shopping, Expansão do Tamboree Shopping e diversos empreendimentos residenciais. Docente do Curso de Vistoria e Laudo de Acessibilidade na YCON
Data
14 de setembro de 2024
Sábado, das 9h às 18h
Carga Horária
08 horas
Local
YCON – Formação Continuada
Rua Fidalga, 27 – Vila Madalena
São Paulo – SP
Vagas disponibilizadas
15 vagas
Esse número informa a quantidade de vagas no lançamento da turma
que tende a diminuir conforme a data do curso se aproxima.
Investimento
R$ 550 à vista
Condição especial de pagamento:
– valor à vista em até 6x sem juros
– ou em até 18x com juros de 2,99% a.m.
Descontos Especiais
10% de desconto: Profissionais em grupo de duas pessoas.
20% de desconto: Estudantes de Graduação e Professores.
Os descontos acima não são cumulativos e aplicam-se
tanto ao preço à vista como às parcelas.
Consulte desconto para grupos de três ou mais pessoas.
Concedemos descontos para inscrição em mais de um curso.
Solicite um orçamento.
Incluso no valor da inscrição
1) Material didático completo
2) Emissão e entrega de certificado
3) Serviço de coffee-break
Formas de Pagamento
Transferência bancária, cartão de crédito e boleto bancário.
Informações
Tel./WhatsApp: (11) 95651-1608
E-mail: cursos@ycon.com.br